Powered By Blogger

terça-feira, 17 de maio de 2011

Era Bad - 1987-1989 - "Man In The Mirror" - Gravação - Michael Jackson - Álbum Bad

Man in the Mirro - (Homem No Espelho)







Introdução

Man in the Mirror (em português: Homem no espelho) é um single extraído do álbum Bad, do cantor Michael Jackson, em 1988. É um dos hits de Michael mais famosos no mundo e está entre as canções que o astro mais gosta. Foi performada pela primeira vez ao vivo no Grammy Awards 1988 junto com The Way You Make Me Feel. A canção esteve no topo da parada da Billboard Hot 100 por duas semanas consecutivas.[1]


"Man in the Mirror"



Single: Michael Jackson - Álbum Bad
Lançamento: 9 de Janeiro de 1988
Formato: CD Single
Gravação: 1987
Gênero: Pop, Soul, Gospel
Duração: 5:20-(Versão do Álbum) 5:03-(Versão do Single)
Gravadora(s):Epic Records
Composição Siedah Garrett e Glen Ballard
Produção e arranjos: Quincy Jones e Michael Jackson
Cronologia de singles por Michael Jackson:
"The Way You Make Me Feel" 1987 "Dirty Diana"1988

Música

A letra da canção foi composta por Glen Ballard e Siedah Garrett, que também empresta seus vocais a canção. Garrett escreveu a letra da canção quando estava indo para o estúdio gravar I Just Can't Stop Loving You, ela viu seu rosto no espelho do carro e então veio a inspiração. A letra fala que a mudança que queremos ver no mundo tem que começar por nós mesmos. A canção foi organizada tendo como "back vocals" um coro gospel. A canção mistura música pop com gospel, o que inspiraria mais tarde cantores como George Michael e a cantora Madonna a fazer algo parecido no seu hit Like a Prayer. Inclusive Siedah foi vocalista de Madonna durante a Re-Invention Tour, em 2004.

A canção foi o encerramento do funeral de Jackson, a versão instrumental tocava enquanto uma luz no palco indicava sua ausência. No filme This Is It, Jackson também performa a canção.

O dinheiro das vendas do single vão para o Camp Ronald McDonald for Good Times, um acampamento para crianças que sofrem de câncer

Videoclipe

Existem duas versões do vídeo. Uma apresentada no filme Moonwalker, que é uma versão estendida ao vivo, e a outra versão apresenta momentos históricos e personalidades importantes da história mundial, como Martin Luther King e John Lennon

Performances Ao Vivo

Man in the Mirror teve uma das mais célebres interpretações já feitas por Michael Jackson. Primeiro ele a performou em 1988 no Grammy Awards, alcançando uma grande repercussão. Mas foi na Dangerous World Tour que Michael faz o maior desempenho da música em uma versão estendida. Após cantar toda a canção, ele sai voando sobre o público, que vai ao delírio. A música ainda foi executada na segunda parte da Bad World Tour. Jackson ainda executou a canção no Royal Concert Brunei em 1996 e pela última vez no concerto beneficente United We Stand em 2001, mas esse desempenho não passou na televisão devido a contrato de Jackson com outra emissora.

Versões cover

Man in the Mirror foi regravada em 2004 pela compositora Siedah Garret num estilo mais dance para seu Álbum Siedah.
Grandes nomes da música como U2 e Whitney Houston já performaram a canção ao vivo.
É uma das músicas mais performadas no programa American Idol.
Em 2006, a canção foi regravada por Redd Angel, onde alcançou o número um das paradas britânicas.
Em 1990, uma versão instrumental para violão foi gravada por Tuck Andress.
A canção foi o Grand Finale em 2009 no Prêmio Nobel da Paz Concert.
Em 2011 Céline Dion resolveu em seu novo show em Las Vegas fazer uma homenagem de três anos à Michael, e entre as músicas se encontram no meio a canção Man In The Mirror, uma das melhores já regravada!
Jacob Lusk interpretou a música ao lado de Siedah Garret no Top 9 do American Idol em 2011,sendo uma belíssima apresentação.

Single

CD-Maxi (única versão "Single" lançada da música) 1.Man In The Mirror" (7" Version) – 4:55
2.Man In The Mirror" (Album Mix) – 5:17
3.Man In The Mirror" (Instrumental) – 4:55

Referências

1.↑ "Michael Jackson Album & Songs Chart History" (em inglês). Billboard. Página visitada em 6 de Setembro de 2009.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Man_in_the_Mirror

Letra

"Man In The Mirror" - (Homem No Espelho)



I'm Gonna Make A Change,
For Once In My Life
It's Gonna Feel Real Good,
Gonna Make A Difference
Gonna Make It Right . . .

As I, Turn Up The Collar On My
Favourite Winter Coat
This Wind Is Blowin' My Mind
I See The Kids In The Street,
With Not Enough To Eat
Who Am I, To Be Blind?
Pretending Not To See
Their Needs
A Summer's Disregard,
A Broken Bottle Top
And A One Man's Soul
They Follow Each Other On
The Wind Ya' Know
'Cause They Got Nowhere
To Go
That's Why I Want You To
Know

I'm Starting With The Man In
The Mirror
I'm Asking Him To Change
His Ways
And No Message Could Have
Been Any Clearer
If You Wanna Make The World
A Better Place
(If You Wanna Make The
World A Better Place)
Take A Look At Yourself, And
Then Make A Change
(Take A Look At Yourself, And
Then Make A Change)
(Na Na Na, Na Na Na, Na Na,
Na Nah)

I've Been A Victim Of A Selfish
Kind Of Love
It's Time That I Realize
That There Are Some With No
Home, Not A Nickel To Loan
Could It Be Really Me,
Pretending That They're Not
Alone?

A Willow Deeply Scarred,
Somebody's Broken Heart
And A Washed-Out Dream
(Washed-Out Dream)
They Follow The Pattern Of
The Wind, Ya' See
Cause They Got No Place
To Be
That's Why I'm Starting With
Me
(Starting With Me!)

I'm Starting With The Man In
The Mirror
(Ooh!)
I'm Asking Him To Change
His Ways
(Ooh!)
And No Message Could Have
Been Any Clearer
If You Wanna Make The World
A Better Place
(If You Wanna Make The
World A Better Place)
Take A Look At Yourself And
Then Make A Change
(Take A Look At Yourself And
Then Make A Change)

I'm Starting With The Man In
The Mirror
(Ooh!)
I'm Asking Him To Change His
Ways
(Change His Ways-Ooh!)
And No Message Could've
Been Any Clearer
If You Wanna Make The World
A Better Place
(If You Wanna Make The
World A Better Place)
Take A Look At Yourself And
Then Make That . . .
(Take A Look At Yourself And
Then Make That . . .)
Change!

I'm Starting With The Man In
The Mirror,
(Man In The Mirror-Oh
Yeah!)
I'm Asking Him To Change
His Ways
(Better Change!)
No Message Could Have
Been Any Clearer
(If You Wanna Make The
World A Better Place)
(Take A Look At Yourself And
Then Make The Change)
(You Gotta Get It Right, While
You Got The Time)
('Cause When You Close Your
Heart)
You Can't Close Your . . .Your
Mind!
(Then You Close Your . . .
Mind!)
That Man, That Man, That
Man, That Man
With That Man In The Mirror
(Man In The Mirror, Oh Yeah!)
That Man, That Man, That Man
I'm Asking Him To Change
His Ways
(Better Change!)
You Know . . .That Man
No Message Could Have
Been Any Clearer
If You Wanna Make The World
A Better Place
(If You Wanna Make The
World A Better Place)
Take A Look At Yourself And
Then Make A Change
(Take A Look At Yourself And
Then Make A Change)
Hoo! Hoo! Hoo! Hoo! Hoo!
Na Na Na, Na Na Na, Na Na,
Na Nah
(Oh Yeah!)
Gonna Feel Real Good Now!
Yeah Yeah! Yeah Yeah!
Yeah Yeah!
Na Na Na, Na Na Na, Na Na,
Na Nah
(Ooooh . . .)
Oh No, No No . . .
I'm Gonna Make A Change
It's Gonna Feel Real Good!
Come On!
(Change . . .)
Just Lift Yourself
You Know
You've Got To Stop It.
Yourself!
(Yeah!-Make That Change!)
I've Got To Make That Change,
Today!
Hoo!
(Man In The Mirror)
You Got To
You Got To Not Let Yourself . . .
Brother . . .
Hoo!
(Yeah!-Make That Change!)
You Know-I've Got To Get
That Man, That Man . . .
(Man In The Mirror)
You've Got To
You've Got To Move! Come
On! Come On!
You Got To . . .
Stand Up! Stand Up!
Stand Up!
(Yeah-Make That Change)
Stand Up And Lift
Yourself, Now!
(Man In The Mirror)
Hoo! Hoo! Hoo!
Aaow!
(Yeah-Make That Change)
Gonna Make That Change . . .
Come On!
(Man In The Mirror)
You Know It!
You Know It!
You Know It!
You Know . . .
(Change . . .)
Make That Change.

Tradução

Homem No Espelho - (Man in the Mirro )
















Michael Jackson Man In The Mirror Grammy Awards 1988





Eu vou fazer uma mudança em minha vida.
Vai ser bom de verdade, vou fazer uma diferença,
Vou fazer isso direito...

Enquanto eu dobro a gola do meu casaco de inverno favorito,
Este vento está soprando minha mente.
Eu vejo as crianças nas ruas, sem ter o que comer.
Quem sou eu para estar cego,
Fingindo não perceber suas necessidades?

Uma indiferença de verão, uma garrafa quebrada
E uma alma de homem.
Eles seguem uns aos outros no vento, você sabe,
Porque eles não têm nenhum lugar para ir.
É por isto que eu quero que você saiba:

REFRÃO:

Eu estou começando com o homem no espelho,
Eu estou pedindo a ele para mudar os seus modos,
E nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:
Se você quer fazer do mundo um lugar melhor,
(Se você quer fazer do mundo um lugar melhor)
Olhe para si mesmo, e então faça uma mudança.
(Olhe para si mesmo, e então faça uma mudança)

Eu tenho sido vítima de um tipo de amor egoísta,
É hora que eu compreenda
Que existem alguns sem casa;
[estou sem] nenhum centavo para emprestar.
Seria realmente eu, fingindo que eles não estão sozinhos?

Um salgueiro profundamente marcado [com cicatrizes],
O coração partido de alguém
E um sonho desanimado (sonho desanimado).
Eles seguem o exemplo do vento, você percebe,
Porque eles não têm nenhum lugar para ficar.
É por isto que estou começando comigo,
(Começando comigo!)

REFRÃO

Estou começando com o homem no espelho,
Estou pedindo a ele que mude seus modos,
(Mude seus modos!)
E nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:
Se você quer fazer do mundo um lugar melhor,
Olhe para si mesmo, e então faça aquela...
(Olhe para si mesmo, e então faça aquela...)
Mudança!

Estou começando com o homem no espelho,
(Homem no espelho - oh sim!)
Estou pedindo a ele que mude seus modos,
(Melhor mudar!)
nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:
(Se você quer fazer do mundo um lugar melhor...)

(Olhe para si mesmo e então faça a mudança),
(Você tem de entender bem, enquanto tem tempo),
(Porque quando você fecha seu coração),
Você não pode fechar sua... sua mente!
(Então você fecha... sua mente!)
Aquele homem, aquele homem, aquele homem, aquele homem...
Com o homem no espelho...
(Homem no espelho, oh sim!)
Aquele homem, aquele homem, aquele homem,
Estou pedindo a ele para mudar sua maneira...
(Melhor mudar!)
Você sabe... aquele homem...
Nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara:
Se você quer fazer do mundo um lugar melhor,
(Se você quer fazer do mundo um lugar melhor)
Olhe para si mesmo e então faça a mudança.
(Olhe para si mesmo e então faça a mudança)

Eu vou fazer uma mudança,
Vai ser bom de verdade!
Vamos!
(Mude...)
Apenas levante-se,
Você sabe.
Você tem de parar isso,
Você mesmo!
(Sim! Faça aquela mudança!)
Eu tenho de fazer aquela mudança, hoje!
(Homem no espelho)
Você tem de
Você tem de não deixar seu próprio... Irmão...
(Sim! Faça a mudança)
Você sabe - Preciso entender aquele homem, aquele homem...
(Homem no espelho)
Você precisa
Você precisa se mexer! Vamos! Vamos!
Você tem de
Levantar-se! Levantar-se! Levantar-se!
(Sim! Faça aquela mudança)
Levante-se e eleve a si mesmo, agora!
(Homem no espelho)
(Sim! Faça aquela mudança!)
Vou fazer aquela mudança...
Vamos!
Você sabe!
Você sabe!
Você sabe!
Você sabe...
(Mude)
Faça aquela mudança...



Mensagem de MJ

Tudo indica que Michael deixou varias mensagens subliminares para os fãs.
Mas ontem uma coisa chamou minha atenção.



Mais um recado no tributo?

Na hora que o caixão sai começa a tocar Man in the Mirro

Men in the mirror
I'm gonna make a change,
for once in my life
It's gonna feel real good,
gonna make a diference
Gonna make it right...

ou seja traduzindo

Eu vou fazer uma mudança de uma vez em minha vida.
Vai ser bom de verdade, vou fazer uma diferença,
Vou fazer isso direito...

Postado por FENIXLUX
Fonte:http://alucinada50.blogspot.com

Nenhum comentário: