Powered By Blogger

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pôr do Santa” leva cariocas e turistas ao Santa Marta

Pôr do Santa” leva cariocas e turistas ao Santa Marta

09/05/2011
por Adriana7


Depois da pacificação, opções culturais atraem cada vez mais visitantes à comunidade




– A Praça Michael Jackson, localizada no alto da comunidade do morro Santa Marta, recebeu na tarde e noite de sábado a segunda edição do projeto “Pôr do Santa – cerveja, feijoada e samba”, desenvolvido pelo organizador cultural e estudante de turismo Gilson da Silva, conhecido como Gilson “Fumaça”, morador da comunidade. Durante o evento, que é gratuito e aberto, é possível conhecer parte da comunidade, apreciar a vista do local e ainda ouvir e dançar ao som do samba do grupo Pôr do Santa.
Para o público presente uma excelente oportunidade de conhecer de perto as melhorias que o Santa Marta vem recebendo e como a comunidade voltou a fazer parte da cidade depois da implantação de uma UPP no local, em dezembro de 2008.
Para os guias turísticos Raul e Priscila Melo, da operadora de turismo “Rios de História”, que mantém parceria com a equipe de turismo cultural do Santa Marta, essa é mais uma grande oportunidade de negócio. Eles têm se especializado em levar cariocas para conhecer favelas cariocas e a parceria na comunidade, localizada no coração do Bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio, abriu novas possibilidades. Nessa segunda edição do evento – a primeira foi em março, no aniversário do Gilson –, eles já levaram um grupo de turistas cariocas para conhecer de perto a comunidade. Entre eles estava o economista Efrem Kik.
Ele fala sobre o prazer de realizar esse passeio. – É a primeira vez que eu venho na comunidade do Santa Marta. Já faz tempo que eu tenho visto nos meios de comunicação as melhorias que aconteceram aqui depois da implantação da UPP e fiquei com vontade fazer esse passeio. Afinal esse é uma oportunidade de conhecer uma parte da cidade à qual nós, até pouco tempo, não podíamos ter acesso. Gostei muito do passeio, de conhecer a praça do Michael Jackson, de admirar essa vista maravilhosa e de vir escutar o samba. Recomendo o passeio a todos. Cariocas ou não.
O evento “Pôr do Santa – cerveja, feijoada e samba” vai acontecer sempre no primeiro sábado de cada mês. Se você ficou interessado em realizar o passeio, ou ir ao evento musical, saiba que a visita à comunidade é aberta ao público, mas é recomendável realizá-la com a ajuda de um guia local para não se perder pelas ruas apertadas. Mais informações sobre os passeios realizados pela agência Rios de História no Santa Marta, podem ser encontradas no site da empresa (www.riosdehistoria.com.br).
Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário: